O código de barras é essencial para a eficiência e automação dos negócios e competitividade das empresas, além de beneficiar o consumidor com um atendimento de qualidade, está presente em praticamente todos os segmentos da indústria dos alimentos aos medicamentos.

Em 1974 foi escaneado o primeiro código de barras nos Estados Unidos e hoje cerca de 6 bilhões de códigos de barras são lidos por dia no mundo.

Os padrões de identificação são utilizados no mundo inteiro e garantem visibilidade de toda a cadeia de suprimentos. As empresas podem acompanhar a trajetória e a exata localização de seus produtos, a qualquer momento. A automação e controle contribuem para inúmeras decisões comerciais, uma vez que gera maior assertividade no planejamento, previsão e reabastecimento.

Atualmente são 1,3 milhões de empresas que usam os códigos de barras

A padronização dos códigos de produtos e as tecnologias de automação tornam os processos logísticos mais seguros e eficientes, o que melhora a rentabilidade das empresas e contribui com as práticas de sustentabilidade.

Código de Barras EAN-13

Códigos de Barras EAN/UPC

A simbologia EAN/UPC é interpretada na saída de loja do varejo (check-out), assim como em todas as etapas de movimentação de mercadorias (atacado, armazéns, contros de distribuição, etc.).


Rastreabilidade

A rastreabilidade surgiu devido à necessidade de saber a localização de determinado produto na cadeia logística. Este conceito representa a capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de um produto, através da impressão de números de identificação. Ou seja, a habilidade de se poder saber através de um código de barras qual a identidade de uma mercadoria e as suas origens.

Cada vez mais indústrias estão voluntariamente desenvolvendo programas de rastreabilidade voltados para a melhoria da eficiência, para ajudar na proteção de suas marcas e para garantir que seus alimentos, medicamentos e materiais médicos ou brinquedos sejam seguros. Em suma, a rastreabilidade é agora uma parte vital da cadeia de suprimento.